terça-feira, 25 de maio de 2010

Resenha - Thaís

A passagem do tempo, a mudança na paisagem, a história do Brasil

No ano de 1800, o território correspondente ao que hoje é o Brasil era coberto por uma densa floresta virgem. Viviam nas terras tropicais comunidades nativas nômades que se amedrontraram com a chegada, em 1820,de viajantes naturalistas e caçadores.

Os viajantes compuseram seu primeiro povoado em 1840. Ergueram cabanas usando como matéria-prima os troncos das árvores e introduziram o costume da vestimenta. Não demorou mais de 20 anos para que se instalasse a primeira vila.

Em 1880, as primeiras casas de alvenaria davam o tom da mudança na paisagem tropical. Construções com dois, às vezes três andares, exigiam mais troncos de árvores, mais folhas, mais terra. Não foi inesperada a implantação do primeiro bonde, em 1900. A carroça garantia o transporte urbano e servia a indústria que engatinhava no Brasil.

O gaúcho Getúlio Vargas foi às ruas fazer campanha, defendendo greves, conquistou apoio popular em um movimento conhecido como tenentismo. Estávamos em 1920. Em 1940, a cidade já pulava carnaval na rua e quando a festa acabou, os militares deram um golpe de Estado (1960). Os brasileiros foram forçados a esperar 20 anos para fazer campanha pelas eleições diretas.

O processo de urbanização já não tinha volta. A árvore do Brasil ficava cada vez mais rara quando as estruturas metálicas sinalizavam as paredes. Os operários assentavam tijolos para a construção da parede do empreendimento e o reboco, por fim, tapou a vista.

Um comentário:

  1. O texto não chega a ser uma resenha jornalística. É mais um reumo da narrativa.

    A frase "O gaúcho Getúlio Vargas foi às ruas fazer campanha, defendendo greves, conquistou..." parece que tem problema de construção (o gerúndio "defendendo" liga-se ao que vem antes ou ao que vem depois?). Creio que se deveria seguir uma das duas opções:

    * O gaúcho Getúlio Vargas foi às ruas fazer campanha.Defendendo greves, conquistou...

    ** O gaúcho Getúlio Vargas foi às ruas fazer campanha, defendendo greves. Conquistou...

    Achei que fica obscura a frase "A árvore do Brasil ficava cada vez mais rara". Como o leitor decodifica a mensagem?

    ResponderExcluir